Afinal, o que é tecnologia IO-Link e quais são os seus benefícios?

07 de Novembro 2018 | 15:00

Hoje muito se fala em tecnologia IO-Link e como a mesma pode beneficiar as empresas, mas afinal, do que realmente se trata essa tecnologia? 

Conhecida mundialmente como um protocolo de padrão aberto que integra sensores em uma empresa conectada (Connected Enterprise), conectando o dispositivo habilitado para IO-Link a um módulo mestre IO-Link, possibilitando o fornecimento de dados do sensor diretamente para um sistema de controle com muita eficiência. 

A flexibilidade dos sensores habilitados para IO-Link permite que as máquinas operem com mais eficiência fornecendo diagnóstico ao controlador. Além da detecção do produto, os sensores fornecem um status detalhado e preciso da integridade da máquina para aprimorar a disponibilidade e aumentar a produtividade.

Sensores compatíveis com IO-Link oferecem diagnóstico e recursos avançados que só podem ser acessados via um módulo mestre IO-Link. Esses sensores atuam como sensores padrão quando não estão ligados a um sistema de controle compatível com IO-Link, o que permite a você armazenar os mesmos sensores para aplicações de E/S padrão (SIO) e de IO-Link, simplificando o processo de seleção e reduzindo os custos de estoque.

A tecnologia IO-Link inclui os seguintes benefícios:

•    Estoque e custos de operação reduzidos;
•    Maior disponibilidade e produtividade;
•    Projeto, instalação, ajustes e manutenção simplificados;
•    Maior flexibilidade e expansibilidade.
 

Caso deseje uma visita técnica ou mais informações, não deixe de entrar em contato conosco. 

Rockwell Automation

newsletter